Residência Clínica

Residência Clínica em
Análise Reichiana ou Análise Bioenergética
Módulo 8 da Especialização

A residência clínica é uma Educação Continuada, cuja proposta é aprofundar o conteúdo teórico e prático recebido durante a especialização em Psicologia Corporal. É uma forma de Educação Continuada, agregando cada vez mais conhecimentos para o desenvolvimento do papel de terapeuta de abordagem psico-corporal.

A residência é aberta somente a alunos e ex-alunos do Centro Reichiano. Porem:
Alunos da Especialização formados em psicologia, não tem a obrigatoriedade de cursar a residência para atuarem de forma clínica, em seus consultórios porque a psicologia já lhes dá essa habilitação.
Alunos da Especialização que não sejam psicólogos e desejam atuar de forma clínica, obrigatoriamente devem cursar uma das residências: 
Análise Reichiana, Análise Bioenergética 

O aluno escolhe a abordagem/escola da residência em que quer aprofundar seus conhecimentos. Análise Reichiana ou Análise bioenergética e pode ir cursando os módulos (R2 e/ou R3) em paralelo à especialização ou aguardar concluir a especialização para iniciar a residência. 

O título da residência é indicado no certificado de acordo com a graduação do aluno:

a) Terapeuta Corporal Reichiano ou Terapeuta Corporal Bioenergético (para não psicólogos)
b)  Psicoterapeuta Corporal Reichiano ou Psicoterapeuta Corporal Bioenergético (para psicólogos)

>> O título (terapeuta ou psicoterapeuta) difere para psicólogos e não psicólogos, somente por uma questão de graduação, mas o conteúdo teórico e prático é o mesmo para todos os alunos.

O certificado é expedido quando o aluno cumpre todos os créditos do curso (R1, R2, R3 e R4).

Caso tenha alguma dúvida, não deixe de esclarecê-las conosco.

Carga horária total da Residência = 100h

Módulos que devem ser cursados: R1, R2 e R3

Módulos da Residência

Módulo R1 - Aula 100% EAD (40h)

Aprofundamento Clínico
O aluno escolhe a escola que deseja aprofundar seus conhecimentos: Análise Reichiana ou Análise Bioenergética.
Esse módulo é composto de um curso com textos e vídeo-aulas gravadas onde o aluno estuda conforme sua disponibilidade de tempo. Ao final deve se submeter a uma Avaliação Online para ter a aprovação. É um módulo inteiramente EAD (Ensino a Distância). 
Veja Aqui o curso R1 de Análise Reichiana

– Artigo Científico 
Pra cumprir este módulo (R1), o aluno deve escrever um artigo científico de 5 a 10 páginas, de tema livre, mas fundamentado na Análise Reichiana para publicação no site do Centro Reichiano.

Prazo e Valor do módulo: o prazo para conclusão desse módulo é de 6 meses contados a partir de sua aquisição. Saiba + Aqui

Módulo R2 - Supervisão Clínica (30h)

Proposta e como é feita a Supervisão Clínica?
A supervisão tem como proposta treinar o aluno ao papel de terapeuta, supervisionando os casos que já atende em seu próprio consultório.
Deve ser feita como um dos professores do curso, de forma presencial ou online.
Pode ser feita preferencialmente de forma online e individual, em dupla ou trios, o que facilita porque um pode ouvir o caso do outro colega, além de dividirem pelo grupo o valor da supervisão.

Quando cursar esse módulo?
Esse módulo deve ser feito somente quando o aluno já atua com alguma abordagem psico-corporal  ou quando concluir o módulo 2 da Especialização ou ao final da Especialização quando estiver atendendo seus pacientes, em seu próprio consultório. Ai vai somando a carga horária até completar as horas exigidas para ter como concluído esse módulo.

Valor de cada supervisãoVeja Aqui

Prazo para conclusão do módulo
: o prazo para conclusão desse módulo é de 5 anos contados a partir da finalização e certificação da Especialização em Psicologia Corporal. Vencido esse prazo, o aluno deve refazer o módulo R1 para revalidar novamente os créditos de psicoterapia e supervisão.

Módulo R3 - Análise/Psicoterapia individual (30h)

Presencial ou Online
Para concluir esse módulo do curso, o aluno deve passar por um processo de psicoterapia corporal escolhendo um profissional de qualquer local do Brasil ou exterior, mas que atue e possa comprovar sua formação na  abordagem da residência escolhida (Análise Reichiana ou Bioenergética). 

Essa carga horária pode ser cumprida desde o momento que o aluno ingressa na especialização ou se já tiver feito terapia antes de entrar no curso, podemos avaliar a validação das horas de terapia já feitas no período de até 2 anos antes de sua entrada no curso.

Ao final do processo individual da carga horária de psicoterapia exigida pelo curso, o aluno deve solicitar ao profissional que o atende uma declaração de cumprimento das horas, juntamente com cópia de seu certificado de formação na abordagem da análise reichiana para que essa carga horária tenha validade para o curso. 

Se tiver alguma dúvida sobre o profissional escolhido, consulte-nos antes de iniciar sua terapia porque o profissional escolhido por você para ser seu terapeuta deverá possuir e comprovar por meio de certificado um curso de formação/especialização reconhecido e ao final emitir uma declaração de horas de terapia.

Prazo para conclusão do módulo: o prazo para conclusão desse módulo é de 5 anos contados a partir da finalização e certificação da Especialização em Psicologia Corporal. Vencido esse prazo, o aluno deve refazer o módulo R1 para revalidar novamente os créditos de psicoterapia e supervisão.

OBS – Somente após o comprimento de todos os módulos é que o aluno recebe seu certificado de Analista Reichiano ou Analista Bioenergético.

Certificação Final

O certificado é emitido quando o aluno finaliza todos os módulos do curso *R1, R2 e R3).

Aos alunos Psicólogos, a habilitação é para atuar como psicoterapeuta corporal.

Aos alunos não psicólogos, a habilitação é para atuar como terapeuta corpora.

Atenção
O aluno pode fazer os créditos de uma residência completa (módulos R1 a R3) para ter o certificado de Analista… e cursar apenas o módulo R1 da outra residência como complemento e ter o  certificado de Extensão.