Psicologia Corporal – Análise Corporal Reichiana

Análise Corporal Reichiana

Psic. José Henrique Volpi, numa sessão de demonstração prática.

A Análise Corporal Reichiana ou Terapia Corporal Reichiana, tem suas raízes nos trabalhos desenvolvidos pelo médico Austríaco Wilhelm Reich (1897-1957). Após anos de pesquisa Reich decidiu abandonar a técnica da Psicanálise. Então, passou a se dedicar ao estudo do corpo, da mente e da energia.

O termo “reichiano” vem de Wilhelm Reich e não é a mesma coisa que Reiki, mas tem grande similaridade. Para esclarecer, ambas trabalham com a energia. A diferença é que a Terapia Corporal Reichiana é um processo psicoterapêutico. Portanto, analisa a história e o comportamento do paciente. Consequentemente busca tornar consciente seus conflitos inconscientes. Certamente, por meio de um trabalho verbal, associado ao trabalho com o corpo.

Reich descobriu que o corpo contém a história de cada indivíduo. Como resultado, é por meio dele que devemos buscar resgatar as emoções mais profundas. Com isso, desenvolveu a técnica da Análise do Caráter. Fugiu, portanto, da tradicional análise do sintoma proposta pela Psicanálise.  Em outras palavras, passou a analisar o caráter do paciente como um todo, num trabalho mais rápido, dinâmico e profundo.

Por meio da manipulação direta das couraças (tensões corporais), Reich conseguiu alcançar memórias “aprisionadas” nessas couraças. Portanto, procurou liberá-las, mobilizando juntamente a energia retida na musculatura. Para resumir, mapeou o corpo em sete segmentos de couraça. São eles: ocular, oral, cervical, peitoral, diafragmático, abdominal e pélvico. Cada segmento retém uma história particular decorrente de estresses sofridos durante as etapas do desenvolvimento psicoafetivo. São etapas pela qual todos os seres humanos passam desde a gestação. A esse trabalho de manipulação das couraças Reich deu o nome de Vegetoterapia.

Na continuidade de seus trabalhos, Reich também descobriu que a energia que circula dentro do corpo humano é a mesma que se encontra no cosmos. Porém, em concentrações e formas diferentes. Denominou-a de energia orgone. Assim desenvolveu uma nova técnica de trabalho denominada Orgonoterapia. Em suma, visa integrar em um único trabalho as questões psicológicas, corporais e a dinâmica energética do paciente. Em conclusão, consolidou-se, portanto, uma nova ciência que Reich denominou de Orgonomia.

Em suma, o que atualmente chamamos de Análise Corporal Reichiana engloba algumas técnicas. Por exemplo, pode citar a Análise do Caráter, a Vegetoterapia e da Orgonoterapia.

Dentre os vários seguidores de Reich, chamamos a atenção para os méritos do neuropsiquiatra italiano Dr. Federico Navarro. Com sabedoria e dedicação, deu a sua contribuição, que até hoje é de fundamental importância. Foi ele quem criou a metodologia para o desbloqueio dos sete segmentos de couraça.

Outra abordagem que surgiu a partir dos ensinamentos de Reich, foi a Análise Bioenergética. Foi criada pelos americanos Alexander Lowen e John Pierrakos. É uma terapia neorreichiana por ter modificado algumas questões tanto a nível teórico, quando prático.

A sessão de Análise Reichiana mescla uma parte verbal, buscando sempre aprofundar na queixa e conhecer a história do paciente. Por outro lado, também trabalha sobre o corpo. Isso é feito por meio de pequenos movimentos sutis propostos ao paciente. Certamente, a intenção é buscar os pontos de tensão (couraça). Depois disso, a energia volta a circular novamente, restabelecendo dessa forma a saúde física e psíquica da pessoa.

É uma forma de psicoterapia rápida e profunda. Acima de tudo, busca atuar em conjuntos sobre a mente, o corpo, as emoções e a energia. Portanto, pode ser utilizada tanto a nível de tratamento profilático quanto preventivo.

Em conclusão, um terapeuta ou analista corporal deve obrigatoriamente passar por um treinamento profundo. Não é um curso qualquer, com uma carga horária pequena e sem exigência de um treinamento que irá habilitar o profissional. Isso envolve horas de estudos, supervisão clínica e psicoterapia. Caso seja de seu interesse atuar nessa área, consulte nosso curso de Especialização em Psicologia Corporal.

MEDIÇÃO DA ENERGIA

Veja também o artigo – Psicoterapia corporal reichiana associada ao método Ryodoraku  à acupuntura.

>> Agendar Consulta <<