Psicologia Corporal – Análise Bioenergética

Análise Corporal Bioenergética

Psic. Sandra Mara Volpi, numa sessão de demonstração prática.

Tomando por base os trabalhos de Reich, o médico americano Alexander Lowen complementou, acrescentou e modificou as técnicas iniciais, até encontrar seu jeito particular de trabalhar. Formulou seus próprios constructos teóricos e práticos e denominou a Análise ou Terapia Bioenergética, uma escola de grande respeito e destaque.

A Terapia Bioenergética combina a atuação sobre os níveis psíquico e somático, partindo da compreensão da personalidade em termos de corpo e energia.

Na idade adulta, as defesas emocionais que foram construídas na infância afetam a relação da pessoa consigo mesma e com os outros, traduzindo-se no caráter. Tal caráter está igualmente ancorado na mente e no corpo.

Na Terapia Bioenergética, a história e as defesas são compreendidas com a ajuda de um terapeuta, ao mesmo tempo em que as emoções a elas associadas são mais uma vez experimentadas a fim de que a restrição à sua expressão seja elaborada. Partindo-se do conteúdo verbal trazido pelo paciente à psicoterapia, chega-se ao trabalho com o corpo, que, junto à respiração, ao movimento, aos padrões de tensão, contam uma história. O trabalho corporal e a análise verbal alternam-se na psicoterapia de base bioenergética.

A proposta é promover o reencontro entre o indivíduo, seu corpo e sua história. A Terapia Bioenergética une expressão do corpo e caráter psíquico, propondo um resgate da história pessoal do paciente, levando-o a compreender a função de sobrevivência de seus bloqueios e padrões de comportamento. É uma viagem ao inconsciente ancorado no corpo, na energia e na personalidade, ao mesmo tempo em que busca progressão, integração e crescimento com prazer e satisfação.

Dois conceitos são fundamentais na Terapia Bioenergética, e focados tanto no trabalho verbal quanto nos exercícios corporais propostos durante a sessão. São eles: o de enraizamento (grounding) e o de entrega (surrender). Respectivamente, a proposta é de um contato mais profundo e preciso com a realidade (do corpo e do mundo ao redor de si) e de uma entrega aos aspectos saudáveis desta realidade.

No Centro Reichiano, a especialista dessa abordagem é a psicóloga Sandra Mara Volpi. Ela foi treinada pelo Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo, ligado ao International Institute for Bioenergetic Analysis, e também esteve em contato direto por muitos anos com o Dr. Federico Navarro (Análise Reichiana).

A sessão de Terapia Bioenergética tem duração de 50 minutos, com frequência semanal ou quinzenal.

>> Agendar Consulta <<