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Ecopsicologia Reichiana Um olhar para as crianças do futuro

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Descrição

Considerando o conceito de “ponte radiante”, definido por Wilhelm Reich, pai das psicoterapias corporais, que busca a ligação entre o sistema energético que somos e o sistema energético que são outras formas de vida ao nosso redor, deveria suscitar enorme tristeza e preocupação ao percebermos o grau de degradação em que nosso planeta se encontra. Ao mesmo tempo, pela tristeza e pela preocupação deveríamos mobilizar todas as forças possíveis para empreender ações de mudança na relação entre ser humano e ambiente. E por que não o fazemos? Ou por que não somos eficientes o suficiente se o fazemos?

É esta discussão que esse livro propõe, direcionando o olhar à estrutura caracterológica encouraçada, neurótica, doente, destrutiva que permanecemos desenvolvendo há gerações, e que hoje, desafortunadamente, deixa às futuras gerações (as “crianças do futuro”), aos nossos filhos e aos filhos de nossos filhos, recursos escassos, espécies em extinção e tantas já extintas, um planeta superaquecido, eventos climáticos cada dia mais extremos… enfim, um mundo desertificado (trazendo aqui o deserto como metáfora para destruição), tanto diante dos olhos quanto dentro do coração.

Sumário

1 INTRODUÇÃO – p. 11

2 INTERDISCIPLINARIDADE: A ECOLOGIA E A
PSICOLOGIA RUMO À CONSTRUÇÃO DE UM
NOVO SABER – p. 19

2.1 A Ecologia – p. 33
2.2 A Psicologia – p. 39

3 A PREOCUPAÇÃO ECOLÓGICA E AMBIENTAL – p. 45

3.1 A interdisciplinaridade – p. 48
3.2 A proposta de uma Ecopsicologia – p. 55

4 SER HUMANO E NATUREZA: UM SENTIDO DE UNIDADE – p. 63

4.1 Funcionalismo Orgonômico – p .65
4.2 A evolução do cérebro – p .73
4.3 O aparelho psíquico (Id, Ego e Superego) – p. 78
4.4 Etapas do desenvolvimento psicológico – p. 80
4.5 A couraça e a formação da neurose – p. 87
4.6 Temperamento. – p .90
4.7 Personalidade. – p. 94
4.8 Caráter – p. 102

5 O DISTANCIAMENTO DO SER HUMANO A EXPLORAÇÃO DA NATUREZA – p. 109

5.1 Diferentes valores e culturas – p. 109
5.2 O afastamento da natureza – p. 116
5.3 A exploração da natureza – p. 118
5.4 Autorregulação – p. 125

6 AVANÇOS TECNOLÓGICOS, IMPACTOS
AMBIENTAIS E COMPORTAMENTO
HUMANO – p. 133

6.1 Avanços tecnológicos e impactos ambientais – p . 135
6.2 Avanços tecnológicos e comportamento humano – p. 143
6.2.1 Estresse – p. 145
6.2.2 Consumo Compulsivo – p. 153
6.2.3 Câncer de pele – p. 158
6.2.4 Transtornos alimentares p. 160
6.2.4.1 Bulimia p. 162
6.2.4.2 Anorexia – p. 163
6.2.4.3 Obesidade – p. 164

7 A PSICOPATOLOGIA DA RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA – p. 169

7.1 Saúde Ecológica x Saúde Mental – p. 171
7.2 As diversas faces da agressividade p . 178
7.2.1 Agressividade locomotora – p. 182
7.2.2 Agressividade sexual – p. 184
7.2.3 Agressividade sádica – p. 185
7.2.4 Agressividade destrutiva – p. 187

7.3 Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 – p. 191

8 IDENTIDADE ECOLÓGICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – p. 197

CONSIDERAÇÕES FINAIS – p. 217

REFERÊNCIAS – p. 227

Informação adicional

Formato do Livro

E-book (PDF)