Actings da Vegetoterapia Clássica

ATENÇAO

Esta página não deve ser compartilhada em hipótese alguma por se tratar de vídeo institucional de aula, com direitos autorais reservados.

Vegetoterapia

A vegetoterapia uma técnica desenvolvida por Reich, cuja proposta é atuar diretamente sobre o sistema neurovegetativo a fim de flexibilizar ou desbloquear as couraças. Reich não tinha uma metodologia específica para esse fim. Utilizava-se de massagens, toques, beliscões, pressão, etc, para que a musculatura se estressasse ao máximo (contração-simpático) para em seguida relaxar (parassimpático). Sentindo a necessidade de uma metodologia para o desbloqueio das couraças e que seguisse o fluxo da energia – céfalo-caudal -, Reich repassou esse pedido a Ola Raknes que não se sentindo à altura de tal responsabilidade, a pedido de Reich, repassou a Federico Navarro.

Federico Navarro

Com seus profundos conhecimentos, Federico Navarro sistematizou uma metodologia com exercícios específicos aos quais chamou de actings.. São movimentos aplicados por um determinado tempo (15, 20 e 25 minutos) para que a musculatura se estresse. São executados em pacotes, ou seja, numa mesma sessão deve-se aplicar uma sequencia de movimentos (actings) a fim de não apenas efetuar a flexibilização ou desbloqueio das couraças, mas também “amadurecer” os traços de caráter do paciente.

Acima de tudo, a vegegoterapia não deve ser aplicada de forma mecânica e sim, buscar sempre um sentido. Por isso é que o paciente deve ser sempre instruído a se desligar dos pensamentos de fora e se concentrar no momento presente, procurando, na medida do possível, relacionar o movimento (acting) com suas sensações, emoções, etc.

Segundo a metodologia clássica, quando um acting do pacote é tido como desagradável, deve-se aplicar o pacote todo na sessão seguinte ou seja, repetir até que todos os actings do pacote sejam tidos como agradáveis. Por outro lado, também podemos fazer uso da vegetoterapia breve, onde os actings são aplicados de forma individual. No entanto, é preciso que o analista reichiano desenvolva suas habilidades com a metodologia clássica para depois aventurar-se com a vegetoterapia breve.

Por esse motivo é que pedimos que não compartilhe essas informações porque segundo Federico Navarro muitas pessoas buscam ser apenas um mero “replicador” de técnicas e fariam um uso selvagem da metodologia que ele criou. No entanto, para poder fazer uso dessa metodologia é preciso muito mais do que aplicar a técnica, o acting, mas conhecer e considerar os traços de caráter do paciente e todo o conjunto de informações que nos permitem um diagnóstico caracterológico e energético. Contamos, portanto, com sua colaboração e ética.

FIQUE ATENTO À LEI DE DIREITOS AUTORAIS

O aluno está ciente de que todo  o material desse curso (textos e vídeos) é sigiloso e de uso exclusivo do aluno, não podendo ser publicado, postado, transmitido ou distribuído de qualquer maneiraprotegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Os dados do aluno são rastreados pelo nosso sistema e portanto, qualquer violação sujeitará os infratores às penas da lei.

IMPORTANTE

Quando iniciar seus estudos (logo abaixo), a cada lição visualizada, clique no botão AZUL (Marcar como concluído) ao final da página para marcar como lição concluída e assim, poder abrir a lição seguinte. Se não marcar como concluída, a lição seguinte não vai abrir. E depois que marcar como concluída, poderá voltar na lição que desejar.

⇓ Iniciar Meus Estudos ⇓

Clique Aqui e Saiba +
Envie sua ficha de inscrição para participar do processo seletivo.

Curso Includes

  • 11 Lições