Revista Online Psicologia Corporal – Vol. 11 – Ano 2010

Registro de ISSN = 15160688
Organizadores:
José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi

Se deseja publicar seu artigo, veja aqui:
◊ Orientações para elaborar seu artigo >> Baixe Aqui o Artigo <<
◊ Formulário para digitar seu artigo >> Baixe Aqui o Formulário

Os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não expressando necessariamente a opinião dos editores. Todos os artigos fazem parte da Revista Online Psicologia Corporal.
Para ler os artigos, é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm

No caminho da prevenção das neuroses nas crianças do futuro

Autor(es): 
VOLPI, José Henrique
RESUMO: Desde a época em que Reich fazia parte do seleto grupo de psicanalistas seguidores de Freud, percebeu que não apenas o tratamento da neurose era importante, como também o era a sua prevenção para que dessa forma pudéssemos ter uma sociedade mais equilibrada do ponto de vista emocional. Há uma série de questões que precisam urgentemente ser modificadas no âmbito da educação sexual, da saúde emocional e da ecologia em geral, se ainda pretendermos um dia ter um mundo mais saudável.
Palavras-chave: Crianças do Futuro. Desenvolvimento. Prevenção da Neurose. Reich.


A representação do fálico-narcisista perante a Psicologia Corporal

Autor(es): 
CORRÊA, Cairu
RESUMO: O fálico narcisista ancora-se no período fálico do desenvolvimento psicoafetivo a partir da castração e repressão de seu primeiro contato com a sexualidade. Esta caracterialidade tem origem a partir dos quatro anos de vida e entre suas características funcionais, o mesmo busca através do contato social obter a admiração de sua virilidade a qual esteve faltante em sua relação infantil com seu genitor do sexo oposto. Neste artigo, apresenta-se uma discussão sobre a gênese da caracterialidade fálico-narcisista e suas manifestações evidenciadas pelo mesmo a partir do embasamento teórico da Psicologia Corporal.
Palavras-chave: Caracterialidade. Castração. Couraça. Narcisismo. Processo de desenvolvimento.