Revista Online Psicologia Corporal – Vol. 07 – Ano 2006

Registro de ISSN = 15160688
Organizadores:
José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi

Se deseja publicar seu artigo, veja aqui:
◊ Orientações para elaborar seu artigo >> Baixe Aqui o Artigo <<
◊ Formulário para digitar seu artigo >> Baixe Aqui o Formulário

Os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não expressando necessariamente a opinião dos editores. Todos os artigos fazem parte da Revista Online Psicologia Corporal.
Para ler os artigos, é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm

Amamentação, depressão e suicídio

Autor(es): 
NAIBO, Mônica
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo abordar alguns conceitos de depressão e sua relação com vida das pessoas, em sua busca de prazer e satisfação frente às suas vivências, assim como, tendências destrutivas pela falta dessas buscas, levando a frustrações e em alguns casos, a um potencial risco de suicídio. Serão abordadas, à luz da psicologia corporal, algumas conseqüências somáticas geradas pela falta de alívio das tensões originadas desde o início da vida do indivíduo que podem, mais tarde, desencadear uma possível depressão e até mesmo suicídio.
Palavras-chave: Amamentação. Depressão. Suicídio.

Etapas do desenvolvimento emocional

Autor(es): 
VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara
RESUMO
As etapas do desenvolvimento emocional pelas quais uma criança passa desde a sua concepção até a adolescência é algo extremamente fascinante. Desenvolver significa progredir, crescer, amadurecer e conforme a criança vai crescendo, se desenvolvendo, vai apreendendo novas experiências que ficam registradas na memória celular em forma de imprintings, marcas, registros.
Palavras-chave: Etapas do desenvolvimento. Psicologia. Reich.


Leitura corporal do comportamento agressivo e suas conseqüências

Autor(es): ROVANI, Márcia Maria
RESUMO: A proposta deste trabalho é entender o comportamento agressivo através de estudos na abordagem da psicologia corporal. Será realizada uma comparação do comportamento agressivo com o caráter borderline, segundo Navarro, bem como sua ligação com a fase de incorporação segundo Volpi. Faz-se importante refletir sobre as conseqüências da agressividade e sobre a falta de limites que leva uma pessoa a desenvolver esse transtorno de conduta. Este estudo serve de alerta aos pais e educadores para a prevenção da marginalidade e da delinqüência em nossas escolas, em nossas famílias, em nossa sociedade uma vez que a dificuldade de uma criança em seguir regras pode transformar-se num adulto com sérios problemas para viver em sociedade.
Palavras-chave: Agressividade. Borderline.

Escreva aqui sua mensagem.