Revista Online Psicologia Corporal – Vol. 06 – Ano 2005

Registro de ISSN = 15160688
Organizadores:
José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi

Se deseja publicar seu artigo, veja aqui:
◊ Orientações para elaborar seu artigo >> Baixe Aqui o Artigo <<
◊ Formulário para digitar seu artigo >> Baixe Aqui o Formulário

Os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não expressando necessariamente a opinião dos editores. Todos os artigos fazem parte da Revista Online Psicologia Corporal.
Para ler os artigos, é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm

Escuta, Zé ninguém! e o poder do amor

Autor(es): 
AFONSO, Rubens
RESUMO Este artigo traz o desabafo lúcido e corajoso de Wilhelm Reich em seu maravilhoso livro Escuta, Zé ninguém. O livro 0 foi escrito em 1946, é um texto humano, resultado de longos anos de trabalho e experiência, que levaram o autor à consciência de que forma o homem comum se submete ao poder dominador e as conseqüências funesta deste submissão, que leva o indivíduo a um sofrimento profundo. Fala também do amor e de seu poder transformador, quando o indivíduo eleva o seu sentimento mais profundo de fé, podendo sair da condição de Zé Ninguém para viver como um indivíduo saudável e feliz.
Palavras-chave: Amor. Fé. Submissão. Transformação

Um grito de liberdade: de zumbi a Reich

Autor(es): 
AFONSO, Rubens
RESUMO: Este artigo conta à história de uma luta de libertação através da capoeira, desde a sua origem até os dias de hoje. Fala da condição do negro e da escravidão, e como ele conseguiu sua liberdade através da confiança de que o ser humano pode ser livre. Traça um paralelo com a história de vida e obras de Wilhelm Reich e suas descobertas na área da Psicoterapia corporal, principalmente no que diz respeito aos anéis de couraça, fazendo uma aliança entre essas duas formas de trabalho com o ser humano, podendo utilizar os recursos propostos por Reich na dança e luta da capoeira, buscando a liberdade do corpo e da alma.
Palavras-chaves: Escravidão. Encouraçamento. Trabalho Corporal. Energia. Libertação.


Os segmentos de couraça e os chakras

Autor(es):
TAKEDA, Eliane (Harbhajan Kaur)
RESUMO: A nossa felicidade depende, entre outras coisas, do quanto sabemos a respeito de nós mesmos. Na tentativa de buscar essa felicidade nos deparamos com incontáveis caminhos que nos trazem um conhecimento acerca do que é ou do que não é a felicidade. Essas concepções teóricas muitas vezes não passam do plano do intelecto, isto é, a felicidade verdadeira que se conquista pela liberdade não se interioriza no corpo físico. Buscar essa integração do subjetivo com a realidade física tem sido o foco de interesse da humanidade a milhares de anos. No percurso da história, Reich nos traz uma proposta de vivenciar essa felicidade numa realidade física. Ele postulo u que regulando a energia orgânica, através do desbloqueio do que ele chamou de couraça muscular, o prazer à vida, a capacidade de se obter uma potência orgástica, seria resgatada pelo rompimento da estase libidinal. Em termos energéticos essa proposta é semelhante aos ensinamentos do Tantra, mais especificamente, o Tantra-Yoga, que busca através do prazer corpóreo a bem-aventurança espiritual, a felicidade suprema. Este artigo tem como a relação dos Chakras com os segmentos de couraça, principalmente o ocular.
Palavras-chave: Energia. Bloqueio. Couraça. Olhos.


O paciente depressivo sob a ótica da Psicologia Corporal

Autor(es): 
VOLPI, José Henrique
RESUMO: Alguns pacientes sentem quase que obrigatoriamente a necessidade da medicação, uma atitude que pode ter tomada como substituto da mamadeira e seio materno que foram deficitários. Por isso, mesmo que esta seja a questão, é importante considerarmos essa necessidade para que possamos desenvolver um trabalho conjunto entre a psicoterapia de abordagem corporal e o uso da medicação.
Palavras-chave: Bloqueio. Couraça. Depressão. Energia.