Psicologia Corporal – O que é

A Psicologia Corporal é a ciência que estuda o ser humano em seu aspecto somatopsicodinâmico, onde o corpo, a mente e a energia são tratados em seu conjunto e em sua relação funcional. Assim sendo, considera que a mente interfere no movimento energético do corpo e o corpo no movimento energético da mente. Portanto, mente, corpo e energia são indivisíveis e devem ser trabalhados conjuntamente. Desse modo, na prática, a Psicologia Corporal reconhece nas atitudes e no corpo do paciente (caráter) as impressões registradas durante as etapas do desenvolvimento emocional (couraça) e busca flexibilizar suas couraças a fim de liberar a energia aprisionada. Energia fluindo livremente significa mais saúde tanto no aspecto físico quanto emocional.

O tratamento pela Psicologia Corporal parte da queixa do paciente e da investigação da história pessoal (anamnese), da da leitura corporal e compreensão do caráter, da massagem reichiana para identificar as couraças e vários outros recursos. Em conclusão, formula um diagnóstico dos traços de caráter, da condição energética do paciente e das couraças para criar um projeto psicoterapêutico de trabalho que é individual para cada um.

O termo Psicologia Corporal foi criado em 1998 por José Henrique Volpi e Sandra Volpi, diretores do Centro Reichiano. Esse marco se deu com o lançamento do primeiro volume da Coleção da Revista Psicologia Corporal (INSS-1516-0688).

Mente, corpo e emoção

A mente retém os conflitos emocionais durante toda a nossa história e é a responsável pela formação de nossas neuroses. Em contrapartida, o corpo também retém esses conflitos em forma de couraça muscular, contraindo-se e adotando posturas defensivas. Assim, podemos encontrar pessoas com olhos arregalados, boca tensa, apertada, pescoço rígido, ombros erguidos ou caídos, peito estufado, etc. Portanto, a partir dessa constatação, a Psicologia Corporal se propõe a trabalhar com os indivíduos em seus aspectos físicos e emocionais. Desse modo, possibilita uma flexibilização ou até mesmo eliminação das couraças de forma que a energia possa circular livremente. Por consequência,  a pessoa se sente mais saudável nos aspectos físico, energético e emocional. É uma forma de psicoterapia verbal e corporal. Utiliza-se de movimentos corporais, o paciente expressa seus sentimentos e traz à tona suas lembranças e sensações que ficaram registradas durante sua história.

Wilhelm Reich e a Orgonomia

A primeira escola que buscou fazer essa relação mente-corpo foi a de Wilhelm Reich (Orgonomia ou Análise Reichiana). A partir de Reich, várias outras escolas também passaram a direcionar seus trabalhos em busca dessa interação mente-corpo-energia-emoção. Teve como seguidores: Elsworth Baker, Ola Raknes, Walter Hoppe, Eva Reich, Myron Sharaff e muitos outros, considerados pós-reichianos.

A atualização dos trabalhos de Reich por seus seguidores fez com que nos últimos anos a Orgonomia fosse denominada de Análise Reichiana. Dessa maneira, enfatiza ainda mais o quanto a parte analítica também é fundamental dentro desse trabalho.

Além desses (pós-reichianos), outros autores se destacaram com a inserção de novos conhecimentos teóricos e técnicos aos trabalhos iniciais de Reich, sendo, portanto, considerados neorreichianos. Dentre eles, os que mais se destacaram foram Alexander Lowen e John Pierrakos, que juntos criaram a chamada Análise Bioenergética.

Cada escola de base psico-corporal tem sua própria metodologia.  Do mesmo modo, trabalha com o corpo e com as questões emocionais que emergem desses trabalhos. Portanto, é importante também saber com qual metodologia o paciente irá se identificar.

Nosso trabalho no Centro Reichiano

No Centro Reichiano, nossa base se dá na metodologia da Análise Reichiana e da Análise Bioenergética. Da mesma forma, atuamos também com outras metodologias – Outras Abordagens – que também contribuíram para nossa formação profissional. Para saber mais, acesse os links específicos.

>> Agendar Consulta <<

Abrir Chat
Ola. Podemos ajudar?
Ola! Se deseja informações sobre cursos ou terapia, vai encontrar todos os detalhes no site www.centroreichiano.com.br.
Se após ler as informações ainda tiver dúvidas, pode deixar aqui sua mensagem que assim que possível estaremos respondendo.
Att. Centro Reichiano